Conhecendo técnicas // Xilogravura

07:59

Oi galeraa, tudo bem?! Hoje vim aqui mostrar mais uma técnica que aprendemos esse ano na faculdade. Já fiz um post mostrando a técnica do Stencil (quem não viu ainda, clica aqui!), lembram? Então, hoje é dia da Xilogravura!

O que é Xilogravura e como funciona?

> O dicionário Larousse, Ática, define xilogravura da seguinte forma: “gravura obtida pelo processo da xilografia”. Xilografia quer dizer “arte de gravar em madeira. Técnica de impressão em que o desenho é entalhado com goiva, formão, faca ou buril em uma chapa de madeira.'' 
É uma antiga técnica, de origem chinesa, em que o artesão utiliza um pedaço de madeira para entalhar um desenho, deixando em relevo a parte que pretende fazer a reprodução. Em seguida, utiliza tinta para pintar a parte em relevo do desenho. Na fase final, é utilizado um tipo de prensa para exercer pressão e revelar a imagem no papel ou outro suporte. Um detalhe importante é que o desenho sai ao contrário do que foi talhado, o que exige um maior trabalho ao artesão.
> É muito popular na região Nordeste do Brasil, onde estão os mais populares xilogravadores (ou xilógrafos) brasileiros. Era frequentemente utilizada para ilustração de textos de literatura de cordel. Alguns cordelistas eram também xilogravadores, como por exemplo, o pernambucano J. Borges (José Francisco Borges).


E pra demonstrar um dos nossos trabalhos, trouxe fotos da Maria Ruth que tirou da sua Xilo que é uma bike. Muito amorzinho, né?! Eu adoreeei! <3




E aí, o que acharam da técnica? Podemos dizer que, com a nossa experiência, dá muito trabalho mas que vale a pena pelo resultado diferenciado que ela proporciona!

Espero que tenham gostadooo! 
Beijocasss



You Might Also Like

0 comentários

Ajuda aqui rapidão

Um joínha

Alô alô