Uma reflexão sobre moda e consumismo

13:12

Olá queridos! Tudo bom com vocês? Resolvemos aproveitar esse finde tranquilo pra falar de um assunto de uma maneira um pouquinho mais séria: o consumismo.
Tudo começou quando nossa prof Marina de Linguagem Visual passou um trabalho onde deveríamos fazer uma foto com algum tipo de contraste que tivesse uma crítica. E por estudarmos moda e conhecermos essa realidade, resolvemos falar sobre o consumismo. Para a foto, escolhemos usar tons de rosa, já que essa cor está associada à feminilidade e esse é o público que mais costuma comprar por impulso. Então reunimos tudo rosa que tínhamos: roupas, sapatos, acessórios, maquiagem, objetos de decoração, e até papel de parede! Pra finalizar, uma mexidinha no Photoshop pra tudo ficar monocromático. E voilá! Tudo rosa!



Mas não é estranho sermos estudantes de design de moda, adorar tendências, achadinhos, brechós e tudo mais, e fazermos uma crítica justamente sobre esse tema? Pra cê ver como o bagulho é nervoso. Não é que sejamos contra o consumismo. Se fôssemos, essa não seria nossa linha de formação. Porém, o consumismo desenfreado nos assusta. Comprar o que vê pela frente nos assusta. E com certeza, a fatura do cartão, que nem tempo de esfriar tem, nos assusta! O engraçado nisso tudo é que no dia que apresentamos esse trabalho, fomos no shopping e eu fiquei tão agoniada de estar lá vendo as pessoas comprando, que me deu até dor de cabeça.
Mas Tarsi: você não consome moda? Claro que sim! Entretanto, me assusto fácil com o preço das coisas, e enrolo muito pra comprar uma peça. Dou uma olhada, penso bem, volto pra casa e olho meu armário, penso mais um pouco, olho meu orçamento... se achar mesmo que preciso, faço a compra. Lógico que existem vezes que resolvo comprar um batom que seja simplesmente porque sou vaidosa. Só que penso o seguinte: cada um tem que se perguntar se precisa antes de passar o cartão. Nada de ser impulsivo.
Nós Marias acreditamos que a moda tem que nos servir, e não nós servirmos à moda. Não vemos a moda como fútil, olha só quantas reflexões ela possibilita! E é por isso que gostamos tanto dela ♥♥♥

Nhaí! Concorda? Conta pra gente nos comentários (:
Beijocas!




You Might Also Like

0 comentários

Ajuda aqui rapidão

Um joínha

Alô alô