SPFW, cidades e recadinho

06:26

SPFW semana passada e eu só tinha uma expectativa: ver as resenhas e saber um pouco da opinião alheia do que foram os desfiles. As resenhas eu vi, mas as opiniões não. Sinto como se dessa vez os desfiles não despertaram tanta curiosidade como a vida de quem tava passando pelo evento. Tudo que eu vi foram os "primeiro eu, depois a moda" e isso me deixa triste. Além de ver o jornalismo dos grandes sites, também gosto de ver as impressões de pessoas reais, mas não achei. Será que to procurando no lugar errado? Por esse motivo, demorei pra resolver sobre o que falar. E resolvi falar sobre o Cidade Sonâmbula, tema do inverno 2015 de Ronaldo Fraga.
O desfile falava sobre como as pessoas vivem pra fazer a cidade se desenvolver, mas infelizmente acabam com o patrimônio histórico pra construir prédios em seu lugar. As estampas eram coisas da cidade, como paredes descascadas, arranha-céus, semáforos, palhaços, moradores, trabalhadores, tudo vermelho, branco e preto. Mostrou o trabalho, o lazer e a vida noturna. As silhuetas eras alongadas e lembravam prédios, as modelos andavam lentamente, parecendo estar morrendo de sono mas sem tempo pra isso. Sabe quando a gente precisa dormir, mas não consegue porque o cérebro não consegue parar? 
E isso nos leva a beleza do desfile. Pense em insônia, o que te vem na cabeça?
a) cabelo bagunçado
b) olheiras
c) cara de doente
d) todas as alternativas anteriores
Pois pode esquecer. O cabelo estava escovado, preso, com risca, muito elegante. A maquiagem que surpreendeu: ao invés de coisas óbvias, as modelos foram pintadas de vermelho, e tinham dois olhos grande e bem abertos na testa. Falando assim pode parecer até macabro, mas ao vê-las desfilando pensei naquelas noites de insônia, que tem que acordar cedo na manhã seguinte e por não dormir você fica zumbizando. 

Fotos do Instagram @fragaronaldo
O negócio é o seguinte: a gente tem essa impressão de que cidade desenvolvida é aquela que só tem prédios altos, muitos carros, gente apressada. O museu não é tão legal assim, o passado não importa porque o futuro tá próximo, YOLO, e só de ouvir falar em história já dá preguiça. Quando a gente deixa essas coisas tão importantes de lado, deixamos a identidade cultural da cidade de lado. E aí surgem aquelas perguntas que sempre ouvimos mas quase nunca sabemos responder: o que diferencia o que é feito no Brasil do que é feito no resto do mundo? O que é o design brasileiro? Ou até algo mais próximo:  o que diferencia Jaraguá de Joinville?
Tão me entendendo? Pra responder essas perguntas, a gente precisa primeiro conhecer - e valorizar - o passado. É como aquele clichê: "minhas escolhas me fizeram ser o que sou hoje". 
Selecionei alguns detalhes pra vocês verem:

Fotos do site GNT
Fotos do site Lilian Pacce
O que acharam? Exótico né? Mas dá pra pensar muito sobre o assunto.
 
E tenho um aviso pra vocês: hoje começa o GAMPI, AAAA! Vai ser uma semana inteirinha de programação especial pra mostrar pra vocês tudo de mais legal. Hoje o credenciamento começa as 17h na loja do Shopping Garten. E pra quem quiser comprar o ingresso pro PIMGA, falem com a gente! Até quarta é R$ 30 o feminino e R$ 40 o masculino, não deixem de ir! É uma chance muito boa de conhecer gente nova e fazer network. Vai ser lá no Kartódromo Internacional de Joinville!



Beijos, fiquem ligados e até logo hehe



You Might Also Like

0 comentários

Ajuda aqui rapidão

Um joínha

Alô alô